Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
CRI do Alentejo Central convoca comunidade para elaboração do seu plano de atividades para 2021

Os comportamentos de risco e a promoção da saúde e bem-estar da comunidade vêm ganhando terreno nas premissas de intervenção de um conjunto já significativo de entidades na comunidade. Da segurança à educação, passando pelo poder local, são já hoje muitos aqueles que pugnam pela capacitação de indivíduos e comunidades, para que, mais preparados e consciencializados para o seu papel na gestão dos desafios, possam ser protagonistas na mitigação dos problemas que o mundo moderno coloca.


Neste quadro, o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, através da sua Equipa de Prevenção, prevê, para 2021, a criação de um Plano de Atividades Participado para a Prevenção (P.A.P.P).

Este documento, integra um processo de carácter consultivo que procura aproximar as entidades ao CRI e ativar espaços de participação e decisão na área da prevenção. Propõem-se envolver, auscultar e promover a participação de todos aqueles que direta ou indirectamente asseguram, intervenções no setor das adições, prevenção de comportamentos de risco e promoção da saúde.

Assim a Equipa de Prevenção do CRI do Alentejo Central, vai levar a cabo, no dia 29 de outubro, entre as 10h e as 13h, nas salas anexas ao auditório nobre da Universidade de Évora, um momento de trabalho para a construção deste documento.

De uma forma dinâmica, é nossa intenção, envolver os parceiros que representam áreas estratégicas na intervenção preventiva como, poder local, segurança, juventude, segurança social, ensino superior, educação entre outras, e com eles desenhar de, forma participada e comprometida, um plano de atividades que responda aos anseios e problemas por si identificados.

Consideramos que esta experiência poderá constituir umlaboratóriode oportunidades de tornar mais eficazes, adequadas e criativas as nossas abordagens preventivas. Em tempos de grande mutação social, é crucial que os serviços públicos se aproximem dos agentes que as protagonizam.

É nossa convicção, que esta metodologia concretizará o princípio da participação e envolvimento da comunidade na resolução dos problemas que lhes são comuns. Só assim será possível promover a oportunidade de uma intervenção informada, ativa e responsável das entidades no processo de governação da área da prevenção do CRI do Alentejo Central.

 

 


Paulo Jesus

Coordenador do CRI Alentejo Central
Responsável da Equipa de Prevenção

​​   sem nome.png